top of page

Mindfulness na Realidade Virtual

Conheça os 16 cenários imersivos na Realidade Virtual desenvolvidos para atenderem os mais diversos perfis e necessidades. 

Conhecer tudo

O que é o Mindfulness na Realidade Virtual?

Trazendo o Mindfulness para a Realidade Virtual, torna-se possível realizar a meditação em um cenário envolvente, aumentando a sensação de imersão e ajudando clientes que possuem dificuldades com a imaginação e concentração, entre outros benefícios. 


Desta forma, o pacote Mindfulness na Realidade Virtual possui atividades lúdicas com induções auditivas e visuais em cenários que vão conquistar a atenção do seu cliente, o ajudando de diversas formas em seu tratamento.


Por meio das induções, cada usuário poderá obter resultados diferentes, de acordo com o seu perfil. Alguns dos efeitos obtidos e documentados são os seguintes:

  • Relaxamento muscular e mental;

  • Desenvolvimento de foco;

  • Aprimoramento do autocontrole;

  • Reconhecimento da importância do estado de presença;

  • Desenvolvimento da observação;

  • Maior consciência sobre a respiração;

  • Valorização dos detalhes do dia a dia;

Esses são apenas alguns exemplos pois cada imersão possuí objetivos diferentes e pode ser usada em momentos distintos. Além disso, há sugestões de tarefas de casa para cada uma das induções, potencializando os resultados para além dos seus atendimentos. 

Conhecer tudo

16 opções de induções

 Conheça cada uma das induções de Mindfulness na Realidade Virtual para situações específicas:

Seja resiliente

Desenvolvendo força para enfrentar desafios

Essa imersão em Realidade Virtual irá ajudar o cliente a trabalhar a resiliência, refletindo sobre virtudes e percebendo que é possível ter leveza na vida mesmo diante de desafios. Por meio desta imersão, o cliente conseguirá perceber que as situações são passageiras e que é possível se reerguer.

Viva apesar do medo

Enxergar suas sombras e enfrentá-las para se libertar

Essa indução na Realidade Virtual irá ajudar seus clientes a enxergarem suas sombras de uma nova maneira e entenderem que enfrentar os medos é sinônimo de liberdade. 

Essa experiência pode ajudar seus clientes a desenvolverem subsídios para tomarem decisões e enfrentarem seus desafios.

Desenvolva a autocura

Corpo e mente são um só

Com essa imersão em Realidade Virtual, o cliente irá perceber que corpo e mente são um só e que, por isso, afirmações positivas podem ajudar a lidar com suas feridas emocionais e físicas. 

Vivendo esta experiência, o cliente perceberá que o autocuidado é fundamental.

Combata o estresse

Desligar daquilo que pesa

Essa indução do VHMIND na Realidade Virtual irá auxiliar seu cliente a reduzir seu estresse usando as cores e o impacto delas em nossas vidas.

Por meio da atenção plena, irá ajuda a aliviar o estresse da rotina, ajudando no desenvolvimento de subsídios para lidar com o cansaço, raiva e outras sensações.

Mude para transformar

Compreender que mudar pode ser positivo

Com essa imersão na Realidade Virtual, por meio da observação, respiração e consciência corporal, seu cliente compreenderá que mudar pode ser positivo e importante para seu crescimento, ajudando a sentir-se mais motivado e empolgado diante das mudanças que estão ocorrendo em sua vida.

Honre suas raizes

Como o apego e o desapego afetam as relações

Usando a natureza, essa indução na Realidade Virtual fará seu cliente refletir sobre as relações de apego e desapego com suas raízes e como isso o afeta. Para isso, utilizará a analogia da árvore e também as virtudes dos animais, demonstrando que é possível honrar sua história e as pessoas presentes nela sem sentir-se limitados por elas.

Fortaleça sua autoestima 

Valorizando pontos fortes que elevam a autoestima

Essa indução na Realidade Virtual, desenvolvida especialmente para ajudar pessoas que precisam melhorar sua autoestima, utiliza elementos como as construções e uma estátua para criar a analogia de que é possível que seu cliente construa pontos fortes e eleve sua autoestima, se livrando de pensamentos negativos e desenvolvendo autoconfiança.

Foque na gratidão

Exercite sua gratidão pelo viver

Essa meditação na Realidade Virtual vale-se da exploração dos sentidos em um ambiente relaxante para que a pessoa exercite sua gratidão pelo viver e possa compreender que os sentimentos e emoções ruins podem existir, mas não precisam dominar.

Image by JD  Mason

Perdoe e se liberte 

Exercitar uma virtude
importante

O cenário abordado nessa indução na Realidade Virtual ajudará seu cliente a enxergar cores no perdão e a compreender, por meio de exercícios de autoconhecimento, que perdoar é se libertar. 
Além de liberar o perdão para outras pessoas, seu cliente perceberá a importância do autoperdão e a leveza que ele traz à vida humana.

Image by Michael Mims

Encontre com a sua criança

Resgate das origens do adulto

Essa meditação na Realidade Virtual foi desenvolvida para que seu cliente se encontre com o seu passado de forma mais leve, com menos julgamento e mais empatia e compaixão. 
Por meio de um cenário vivo, seu cliente irá se lembrar da criança que foi e os traços dela que ainda carrega em seu peito – e perceberá o que há de positivo nisso.

Foque no presente

Nem todos caminhos trilhados são os programados

Essa indução na Realidade Virtual trabalha a importância de vivermos o presente, usando a água como guia e purificador dos pensamentos. 
Por meio desse exercício seu cliente irá conhecer técnicas de alívio da ansiedade para que possa gerenciar suas emoções e focar-se no agora.

Ouça sua voz no silêncio

Uma opção de conexão consigo mesmo e seus pensamentos

Essa meditação na Realidade Virtual utiliza um cenário noturno para ajudar seu cliente a aprender a ouvir sua própria voz, já que a rotina agitada pode impedi-lo de fazer isso no dia a dia. 
Por meio de exercícios guiados, seu cliente experimentará acessar a calma e paz que há dentro de si usando a concentração e respiração.

Lide com a perda 

O luto e as lembranças do passado

O conteúdo dessa meditação foi elaborado para tocar o coração sensível daqueles que estão lidando com a perda, seja de uma pessoa amada, um relacionamento, um emprego ou qualquer outra. 
Usando um cenário otimista, esse roteiro mostra a importância da contemplação e de se permitir sentir de forma individual suas emoções.

Enfrente a raiva e a tristeza

Não tome decisões precipitadas

O objetivo dessa indução é ajudar seu cliente a entender a função da tristeza e da raiva em sua vida, aprendendo a lidar com elas ao invés de lutar e intensificar o quadro. 
Explorando a natureza e a intensidade da cor vermelha, essa meditação visa transmitir a importância do equilíbrio no sentir.

Vibre na evolução

Perceba o sucesso

Essa meditação foi feita para desbloquear o potencial de sucesso do seu cliente – independentemente do que esta palavra represente para ele. 
Por meio de palavras fortes e um cenário de equilíbrio, pilares serão abordados para que ele possa enxergar as conquistas que deseja alcançar como algo possível.

Supere as compulsões

Conectar mais consigo e desenvolver autoconfiança.

Essa indução irá auxiliar seu cliente a analisar se ele tem vivido compulsões em sua vida de quaisquer tipos, como alimentares, vícios ou outros, mostrando que o autoconhecimento é uma ferramenta fundamental no processo de abandono das compulsões e que é possível se livrar do que pesa.

1.png

+ 16 GUIAS

Você tem 1 guia para cada indução em Realidade Virtual

Você compreenderá com mais profundidade como usar cada uma das induções em seus clientes, os objetivos esperados de cada um e muito mais...

2.png

+ 16 TAREFAS

Para cada indução você poderá escolher entre 3 tarefas de casa

Com o objetivo de prolongar a experiência e potencializar a melhoria no processo do cliente, você conta com 3 tarefas de para cada uma das induções.

Quem pesquisa e desenvolve o VHMind?

Nataly Martinelli

Psicóloga Clínica

Nataly Martinelli é psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e sempre teve interesse pelo ser humano, o que a fez, inicialmente, cursar Administração com especialidade em Marketing.

 

Tendo sua vocação alicerçada no comportamento humano, fez diversas formações na área como hipnoterapia, terapia EMDR e muitas outras, sendo convidada a colaborar em mais de 159 entrevistas, artigos e matérias em canais impressos e on-line.

 

Unindo experiência em inovação ao amor à psicologia, buscou ferramentas tecnológicas para área da saúde mental, se tornando uma das especialistas do Brasil no tratamento psicológico utilizando ferramentas de Realidade Virtual para transtornos de ansiedade – assunto que lhe deu embasamento para publicação do seu livro “Fobia – enfrentando com coragem”. Desta forma, participou de vários congressos e ministrou palestras e treinamentos para difundir o uso da Realidade Virtual e sua aplicabilidade.

 

Esteve presente em todo o desenvolvimento do VHMind, testando e melhorando cada etapa, pois acredita que é possível ressignificar desafios.

Nataly.jpg

Estamos na mídia

Globo.png
claudia.png
logo-vivasaudedigital.png
logo_anamaria.jpeg
640px-Tecmundo_2x.png
mega curioso.png
estadão.webp
logo-gazeta-do-povo-preta.png
uol.jpeg
saude business.png

Um computador

Você não precisa se preocupar em adquirir um novo computador. Poderá usar o seu convencional e basta ter acesso a internet!

Veja como é simples usar o VHMind

Você só precisa dos seguintes itens:

Oculus Quest 2 - 128gb

Muito mais efetivo e tecnológico, esse modelo dispensa o uso de smartphones ou qualquer outro item agregado. Mais mobilidade e praticidade para os seus atendimentos!

(Veja onde comprar os óculos)

Assinatura de uso da licença

Você escolhe com flexibilidade se deseja garantir sua licença por um ano ou se deseja um plano mensal!

  • What is Virtual Reality?
    In simple terms, Virtual Reality is an immersion process provided by technology with the use of graphic resources. In a practical way, a therapist, using software installed on a computer and the appropriate glasses, will be able to make his client see scenes in 360° format, in addition to hearing the sound of the scene, feeling if really present in the virtual environment.
  • When to use Virtual Reality?
    Virtual Reality can be used to provide relaxation to the patient, in addition to teaching him to control his breathing and muscle tension. In addition, Mindfulness can help to focus on the present in case of deficits, anxiety and stress, in addition to increasing the effectiveness of your care when used at the beginning or at the end of sessions.
  • Is the effectiveness of Virtual Reality proven?
    Yes, there are already studies in the area. For example, an American study had 23 individuals slowly approach a virtual spider. The results were impressive: 83% saw their phobia significantly decrease, and some participants found they could approach a tarantula in real life with almost no anxiety. Source: Chance, Paul. Learning and Behavior: Active Learning Edition, Cengage Learning, 2008. In addition, Mindfulness also has proven effectiveness in several fields, as cited in a study that reviewed 23 articles that highlight this practice, demonstrating that it is positive in anxiety disorders, chronic pain, psychosomatic problems and many others. (Source PSYCHOTHERAPY: A NARRATIVE REVIEW; Dirce Maria Bengel de Paula 1; 2, Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2252-7447 Luciana Moretti 1; 3, Orcid: https://orcid.org/0000-0003- 4472-0758 > )
  • Does the plan include Virtual Reality glasses?
    No, Virtual Reality glasses are not included in the plans. The model glasses: Oculus Quest 2 must be purchased by the subscriber of the VHMind plan. (See where to buy the glasses)
  • Which model of Virtual Reality glasses does VHMind work with?
    VHMind is designed to work perfectly on the virtual reality headset model: Oculus Quest 2 (See where to buy the glasses).
  • From what age can VHMind be used by your patients?
    We recommend using it from 8 years old onwards, depending on the children's understanding process and also the weight of the equipment. Even so, each case must be analyzed individually, depending on the context and need.
  • How much space do I need to install VHMind app on Oculus Quest 2?
    You need to have 10GB of free space to install the VHMind app on the Oculus Quest 2 virtual reality headset and start using inductions in your sessions.
bottom of page